Sementes de Arroz
Histórico
No final da década de 1970, a produtividade do arroz era muito baixa; nessa época, surge o Programa de Aproveitamento Racional das Várzeas (Provárzeas), elaborado em 1978, pelo governo federal e oficializado através do decreto nº 86.146 de 23 de junho de 1981. O programa tinha como objetivo a utilização econômica das várzeas em todos os estados brasileiros, por meio do saneamento agrícola, drenagem e irrigação; propunha assim obter maior produtividade agrícola, como alternativa para continuar o processo de modernização do “agro” em todo país.
Em nosso estado, o projeto foi implantado em parceria com a Associação de Crédito e Assitência Rural de Santa Catarina (ACARESC), hoje Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Os agricultores beneficiados residiam em Turvo, Massaranduba, Meleiro, Nova Veneza , Forquilhinha e Araranguá.
Certas condições foram exigidas, como a sistematização dos terrenos e adequação dos mesmos para o cultivo irrigado, pois o processo permitia a eliminação do arroz indesejável (arroz vermelho) . No sistema inicial, denominado de matadeira; o solo era nivelado para a realização do plantio no sequeiro e não eliminava o arroz vermelho. Posteriormente, por meio da semeadura em solo inundado, tecnologia vinda do norte do estado, alcançou-se o sucesso que existe até hoje, denominado pré-germinado. Como o novo sistema de plantio exigia também cultivares adaptadas às novas condições, surgiu a necessidade de se produzir as sementes. A Coopersulca firmou um convênio com a Secretaria da Agricultura do Estado de Santa Catarina para construção da unidade de beneficiamento de sementes (UBS), com capacidade inicial de beneficiamento de 6.000 sacas de sementes de arroz, localizada na comunidade de Livramento, em Turvo-SC, tornando-se uma das maiores e melhores do Estado.
SEMENTE DE ARROZ IRRIGADO
Semente é o insumo que dá origem a uma planta, de modo que o sucesso de uma lavoura depende das características da semente e da maneira como é utilizada. Constituem-se características os seus atributos fisiológicos, genéticos e físicos. Os atributos fisiológicos são condicionados pelo seu vigor e sua capacidade germinativa. As características genéticas determinam, entre os outros, o potencial produtivo, a resistência a doenças, pragas e estresses ambientais e a qualidade do produto final. Sob o ponto de vista físico, as sementes podem divergir quanto ao seu tamanho, peso, presença de sementes nocivas, impurezas e misturas varietais. Uma boa semente é aquela que congrega o máximo de características desejáveis e o mínimo de atributos indesejáveis, sendo estes controlados através das normas e padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
Fonte: Epagri
CULTIVARES DE ARROZ IRRIGADO
As cultivares, por serem portadoras de potencialidades genéticas variadas, podem, por si só, solucionar uma série de problemas que interferem na cultura do arroz irrigado. Assim, pela simples substituição de uma cultivar por outra, pode-se aumentar a produtividade e a qualidade dos grãos, em função da sua capacidade produtiva, seu potencial qualitativo e suas características de resistência às doenças, ao acamamento e às variações climáticas. Neste contexto, destacam-se as cultivares da Epagri que descreveremos na sequência.
Fonte: Epagri